..Bem vindo ao mundo invertido, surreal, abstrato e desconexo que surge a partir desta realidade imaterial.. cada vez mais invertido, surreal, dadaista,expressionista, abstrato, desconexo e subversivo, com muito orgulho disto..

18 fevereiro, 2010

Politica - Part1 O Líder


Mais um dia e mais um motivo para tentar fugir do tédio com o meu ,o seu e o nosso BONECOZUMBIE /=P
Claro que não vou ficar embromando nessa falaçao chata né vamos ao que interessa.
Neste vou abordar um tema que eu gosto e que nos limites do meu conhecimento vou tentar fazer uma explanação para vocês /;P
E este tema é ? /suspense


POLITICA


Vamos falar de politica, aquilo que muitos hoje em dia preferem ignorar ou melhor são encinados a ignorar mas a questão hoje é politica não irracionalismo ou condicionamento de prioridades socioeconomicas outro dia entraremos nessa questão mas voltando ao assunto a maravilhosa arte de reger as pessoas sobre a base do pensamento racional á politica.
A politica vem se desenvolvendo junto com o próprio evolução da nossa civilização e sua importância cresce a cada momento criando raízes que já estão quase impossíveis de serem tiradas da nossa concepção de vida.

Mas para entendermos melhor temos que ver as principais caracteristicas dessa instituição que governa nosso meio de vida uma de cada vez.
Neste primeiro post vou abordar o “LÍDER”, aquele que toma a frente e projeta sua visão sobre os fatos e acontecimentos em pro de um objectivo.
Ou mais ou menos isto /=P

LIDERANÇA e o LÍDER



  • Liderança - Uma definição

Uso de influência simbólica e não coercitivo para dirigir e coordenar as actividades
dos membros de um grupo organizado, para a realização dos objectivos do grupo.
A liderança é uma caracteristica de nascença, ela é inata ?


  • Liderança é Inata?


Antigamente muitos acreditavam que a liderança era uma caracteristica que se passava de pais pra filhos assim como traços físicos e consequentemente também chegando ate a herança genética uma coisa que hoje em dia é comprovadamente equivocada.
Hoje temos auxilio de diversas ciências de estudo humano que comprovam que a formação de um líder é bem mais que a sua linhagem como diz aquela frase que eu gosto de citar “o homem e produto do meio onde é criado” ou seja o líder é formado por suas crenças morais, valores, experiências, e de seu relacionamento com o mundo.


  • Tipos de Liderança


Apartir das caracteristicas adquiridas por sua vida o líder poder vir a desempenhar um papel de 4 tipos porem a liderança situacional não irei comentar sobre porque não vejo muita ligação com o contexto.


  1. Liderança Autoritária

  2. Liderança Democrática

  3. Liderança Liberal

Liderança autoritária o líder tem a autoridade de tomar todas as decisões, os liderados apenas executam as tarefas, não tem liberdade de escolha. O líder autocrático é dominador, dá ordens e espera ser atendido sob pena de punição.


.Liderança democrática valoriza o trabalho em equipe, onde idéias e medidas são tomadas em conjunto, fazendo com que a equipe chegue às próprias decisões. É uma liderança extremamente comunicativa, encorajada, colaborativa, participa juntamente com a equipe, se preocupa igualmente com o trabalho e com sua equipe.


Liderança Liberal Deixa que seu grupo por si só faça o que quiser


Estas sao as bases seguidas para classificar e identificar um lider nos parametros dos estudiosos da liderança pela historia da evoluçao.


Acho que isto já é um bom começo para a serie POLITICA que estamos começando aqui, espero que eu tenha atingido meu objetivo que é passar um pouco do meu humilde conehcimento sobre o assunto para voces, no proximo post irei falar melhor sobre as relaçoes que cada tipo de lider tem com as pessoas que ele lidera.


Até a proxima /=]


Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba, bela aula sobre política, ou pelo menos a introducão dela!