..Bem vindo ao mundo invertido, surreal, abstrato e desconexo que surge a partir desta realidade imaterial.. cada vez mais invertido, surreal, dadaista,expressionista, abstrato, desconexo e subversivo, com muito orgulho disto..

13 maio, 2010

O ritual do corpo entre os Sonacirema ( parte 2 )



Continuação...
___________


São tantos os rituais Sonacirema que é impossível descrevê-los em tão pouco espaço. Existem certas práticas, baseadas na estética nativa, mas que dependem de uma enorme aversão generalizada pelo corpo ou por suas funções naturais.
Há jejuns para fazer pessoas consideradas gordas emagrecerem.
Outros ritos ainda são usados para os seios das mulheres sonacirema ficarem maiores ou menores – nunca elas estão satisfeitas com os seus.
Há pinturas rituais que mais escondem a verdadeira aparência física.
Até mesmo as funções excretórias são ritualizadas e rotinizadas, relegadas ao domínio do secreto. Igualmente as funções reprodutivas.
O intercurso sexual é tabu como tópico de conversa e, não raro, programado enquanto ato. Grandes esforços são feitos para se evitar a gravidez por meio de mais materiais e rituais mágicos ou simplesmente pela limitação do encontro sexual de acordo com fases lunares.
O parto se realiza em segredo, sem a presença de amigos e familiares e a maioria das mulheres não amamenta seu bebê.
Nossa descrição da vida Sonacirema certamente mostra que eles são um povo obcecado pela magia. E toda sua cultura parece calcada num valor central, numa configuração particular que se baseia, acima de tudo, numa forma singular de perceber as coisas.
Em poucas palavras, suas crenças e rituais do corpo.
É difícil compreender como eles conseguiram sobreviver por tanto tempo debaixo dos fardos que eles próprios criaram para si.
Mas mesmo para costumes tão exóticos quanto esses que foram descritos, seu estudo ganha sentido e importância quando encarados a partir do ensinamento do antropólogo Malinowski: “Nosso objetivo final ainda é enriquecer e aprofundar nossa própria visão do mundo, compreender nossa própria natureza e refiná-la, intelectual e artisticamente.
Ao captar a visão essencial dos outros, com a reverência e verdadeira compreensão que se deve mesmo aos selvagens, estamos contribuindo para alargar a nossa própria visão.
Não podemos chegar à sabedoria final socrática de conhecer-nos a nós mesmos se nunca deixarmos os estreitos limites dos costumes, crenças e preconceitos em que todo homem nasceu”.


Os Sonacirema são uma instrutiva invenção do professor Horace Minner. Na verdade, sonacirema é um palíndromo da palavra americanos. Estes são apresentados no texto em suas características “primitivas”, nos mostrando que muitas vezes o que é mais ou menos evoluído numa cultura depende do ponto de vista do observador e da maneira como estes aspectos são apresentados

________________

Realmente um grande texto e acho que está bem mais que explicito o seu significado, não é?
Todos nós temos esse mecanismo, o preconceito, que nos é ensinado desde pequenos a usar para facilitar a compreensão do mundo, ou não.
Na minha opinião algo tão repugnante como essa vertente do conhecimento humano deveria ser expurgada de nossa sociedade, porem o sistema usa essa ferramenta para limitar os pensamentos e fazer cada vez ficarmos mais normalistas dentro de nossa bolha de ignorancia.
Espero que tenham gostado do artigo.

Nenhum comentário: