..Bem vindo ao mundo invertido, surreal, abstrato e desconexo que surge a partir desta realidade imaterial.. cada vez mais invertido, surreal, dadaista,expressionista, abstrato, desconexo e subversivo, com muito orgulho disto..

25 agosto, 2010

Jovens podem ter que mudar nome para apagar passado na web, diz presidente da Google




Os jovens de hoje podem ser obrigados no futuro a mudar seus nomes para se livrar dos rastros de suas atividades online passadas, advertiu o presidente da Google, Eric Schmidt, em uma entrevista a um jornal americano.
Schmidt afirmou ao diário The Wall Street Journal que teme que os jovens não entendam as consequências de ter tanta informação pessoal sobre eles disponível na internet.
“Eu não acho que a sociedade entenda o que acontece quando tudo é disponibilizado, reconhecido e registrado por todos o tempo todo (...) Eu quero dizer que nós realmente temos que pensar sobre essas coisas como uma sociedade”, disse ele.
Segundo o jornal, “ele (Schmidt) prevê, aparentemente sério, que todas as pessoas jovens um dia terão direito automaticamente a mudar de nome ao chegar à vida adulta para deixar para trás as travessuras da juventude guardadas nos sites de mídia social de seus amigos”.


“Não estou nem falando sobre as coisas realmente terríveis como terrorismo e acesso a coisas ruins”, disse Schmidt.
Informações pessoais
Apesar disso, ele admitiu que a Google guarda cada vez mais informações pessoais sobre seus usuários para ajudar em seus serviços.
Segundo ele, no momento a empresa sabe “razoavelmente quem você é, razoavelmente o que você gosta e razoavelmente quem são seus amigos”.
A Google, responsável pelo site de relacionamento social Orkut, recentemente vem buscando aumentar sua presença no setor, com a aquisição da Slide e da Jambool, duas empresas especializadas em prover serviços para redes sociais.
A Slide é uma empresa de jogos online, enquanto a Jambool fornece moedas virtuais e sistemas de pagamento. A Google também teria investido recentemente em outra empresa de jogos para redes sociais chamada Zynga.
Muitos acreditam que as aquisições são um sinal de que o gigante das buscas online está prestes a lançar outra rede de relacionamentos sociais.
Alguns comentaristas de tecnologia já até aventaram um possível nome para o serviço: Google.me.
Em fevereiro, a empresa se envolveu em uma polêmica ao lançar o serviço de rede social chamado Google Buzz, ligado às contas de e-mail Gmail. O serviço foi criticado por ser ativado sem pedir o consentimento dos usuários, tornando visíveis ao público todos os contatos das pessoas.
'Exagero'
Apesar do tom alarmista da entrevista de Schmidt, alguns especialistas em tecnologia consideram sua avaliação “exagerada”.
“A ideia de que tudo está registrado online não é verdade”, disse à BBC a consultora de mídia social Suw Charman-Anderson.
“Deve levar bastante tempo até que isso se torne verdade, por causa da enormidade da internet.”
Arquivos como o Google Cache, que guardam versões antigas de sites, são seletivos, lembra ela.
“O Google Cache é um instantâneo tirado periodicamente de parte da internet. No momento, é algo incerto”, diz.
Algumas companhias já apareceram oferecendo serviços de “limpeza” de perfis na internet, mas Charman-Anderson argumenta que é necessária uma mudança de atitude em relação ao conteúdo pessoal na internet.
“Sempre há uma diferença de tempo entre a introdução de novas tecnologias e o desenvolvimento de uma série de normas sociais em torno do comportamento que essa tecnologia fomenta”, diz ela.
_______________________________________
De fato é uma matéria que nos faz pensar duas vezes antes de fazermos alto que possa vir a ser questionado pela sociedade no futuro e assim nos prejudicar por algo que julgávamos "privativo".
Uma dica, leia aqueles contratos quando você se cadastra em sites, não vá clicando logo no "eu aceito", filtre suas redes sociais ou então continue fazendo suas travessuras "escondido" e torça para autorizarem a mudança de nome logo, eu pessoalmente nunca gostei muito do meu.

18 comentários:

Ovos Mexidos disse...

Ja tinha visto essa matéria.. achei interessante pois é cuidado que mais na frente podem falar, teu passado te condenaa.... hauahuahauha

hifolks disse...

Isso me levou a pensar em algumas coisas que eu tinha escrevido em alguns sites e até mesmo no meu blog.. TENSO!

www.filosofandoonline.com.br disse...

Teu blog também é interessante. A unica coisa que me incomoda é o excesso de espaço ao lado direito. O blog precisaria ser mais centralizado.

Talvez isso seja proposital.. é seu estilo, sei lá...

Vou vir mais vezes aqui também.

Samuel.

www.filosofandoonline.com.br disse...

É exagero sim.

É só você não se expor muito...!

Não tinha lido nada a respeito. Bela escolha.

Nettow disse...

Muito mara :)

Karla Hack disse...

POis é... esta over exposição dos jovens está cada vez mais e mais marcante!
Parece que não existem limites mais..
Não há a preocupação com a imagem ou com futuro...
Bem interessante este seu post!
Parabéns!
;D

Kah disse...

Cara, eu já passei tanto mico na internet quando eu era cirança!
Acho até que devia mudar de nome HOJE e não no futuro. :P
Ainda bem que, agora, quase não posto informações sobre mim...

inforagro disse...

Ainda não tinha parado pra pensar nisso!
Muito interessante essa matéria, gostei!

Má Barros disse...

aah, não acho que isso seja preciso . cariinha maluco . hahaha...

-
ah, uma pena são atrizes muito boas na nova geração ^^

bjs

http://may-barros.blogspot.com

Pururuca disse...

Axo q mudar o nome foi um exagero,mas c esses jovens tiverem a orientaçao certa de seus responsaveis e nao colocarem tanta informaçao nao sera um problema para seu futuro...

Pedro disse...

Que ridiculo, tô ferrado!

Leandro Reis disse...

Esse pessoal é muito exagerado.

Willians disse...

são consequencias serias, mas que certamentes teremos que encarar, boa parte da sociedade vive assim., e é isso que temo uma geração que trocou sua vida real, suas experiencias por uma relação virtual...

Pontes disse...

Eu to ferrado de qualquer jeito, então...

Rafael disse...

É a chance das pessoas com nome feio AUHAUHAUAHUAHUAHAUH



abraço


www.suportedamente.blgospot.com

Hemmely disse...

éér isso nos faz pensar duas vezes msm antes de ficar fazendo contas na web .. os nomes fictícios parecem ser melhores, eu particularmente nunca gostei de por dados pessoas na internet pq sou muito medrosa msm :P
mas é melhor continuar do jeito qe sou pq não pode bobiar ''/

Verdelone disse...

Pior que o que ele falou faz sentido..
Rsss
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Naírla Silva disse...

É pensar duas vezes antes de escrever qualquer coisa né?! bjs

http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/